Ajuste da Bicicleta
Qualquer máquina necessita ser bem ajustada por diversas razões: bom funcionamento, durabilidade, prazer no uso e segurança. No caso da bicicleta, que é composta de um número bem reduzido de peças, os ajustes e as regulagens são mais que essenciais - são vitais para a segurança do ciclista.
O número de acidentes causados por falha mecânica da bicicleta é altíssimo e a responsabilidade não é de ninguém mais, além do próprio ciclista acidentado. Não adianta sequer jogar a culpa na bicicletaria. Na verdade, o ciclista é que não soube checar se a bicicleta voltou perfeita.
Por outro lado, há a diferença de se pedalar uma bicicleta bem regulada. Por mais que se tente descrever a diferença entre uma mal ajustada e outra regulada, é quase impossível fazer um ciclista leigo avaliar a mudança que um bom trabalho pode fazer numa mesma bicicleta.
Não temos a menor intenção de dar aqui um curso de mecânica. Só queremos indicar alguns procedimentos suficientes para uma grande diferença no desempenho da bicicleta. E também podem ajudar numa emergência.
Qualquer máquina necessita ser bem ajustada por diversas razões: bom funcionamento, durabilidade, prazer no uso e segurança. No caso da bicicleta, que é composta de um número bem reduzido de peças, os ajustes e as regulagens são mais que essenciais - são vitais para a segurança do ciclista.
O número de acidentes causados por falha mecânica da bicicleta é altíssimo e a responsabilidade não é de ninguém mais, além do próprio ciclista acidentado. Não adianta sequer jogar a culpa na bicicletaria. Na verdade, o ciclista é que não soube checar se a bicicleta voltou perfeita.
Por outro lado, há a diferença de se pedalar uma bicicleta bem regulada. Por mais que se tente descrever a diferença entre uma mal ajustada e outra regulada, é quase impossível fazer um ciclista leigo avaliar a mudança que um bom trabalho pode fazer numa mesma bicicleta.
Não temos a menor intenção de dar aqui um curso de mecânica. Só queremos indicar alguns procedimentos suficientes para uma grande diferença no desempenho da bicicleta. E também podem ajudar numa emergência.
Não é preciso uma preocupação obsessiva com perfeição. O que recomendamos é que a bicicleta esteja ajustada e regulada da melhor maneira possível, e de preferência limpa. Mas afirmamos que não é bom ficar desmontando e montando tudo, toda a vez que a bicicleta rodar na rua ou até mesmo na terra. Uma boa bicicleta não necessita disso, muito pelo contrário.
Se uma bicicleta exigir constante regulagem e ajuste é porque tem um problema crônico ou é muito ruim.
Pensar corretamente um ajuste
O que falo aqui são procedimentos muito simples que estão ao alcance de qualquer um. Basta ter calma.
antes de qualquer ação olhe com calma a peça a ser ajustada;
caso não entenda como funciona, pergunte a um mecânico;
sempre marque a posição inicial e final da chave;
sempre pense o giro de uma porca ou parafuso em uma volta, 1/2 volta, 1/4, e finalmente 1/8 de volta - que é o ajuste fino;
se necessário, faça uma marca de referência na porca e contra-porca;
caso não haja um ponto exato de ajuste (muito comum em peças de segunda linha) é melhor que o ajuste final seja dado mais para o lado de uma pequena folga do que para de um sistema de rolamento muito preso. Nestes casos, volte a fazer o ajuste depois de um certo tempo de uso, e então você conseguirá um bom resultado.
Segredo sem preço
Começou a ficar irritado com a situação? Largue o que está fazendo e vá fazer qualquer outra coisa que o relaxe. Todo mundo enlouquece de vez em quando na vida e isso não vale a pena.
O segredo do bom ajuste
Forma de trabalho com parafusos convencionais
Apertar: sentido horário / soltar: sentido anti-horário
Cuidado: o pedal esquerdo tem a rosca invertida, ou seja: aperta no sentido anti-horário e solta no sentido horário.
Manual de instalação
Toda peça de boa qualidade vem com manual de instalação e ajuste. As mais simples não, mas as regras costumam ser muito parecidas. Já as de má qualidade não têm jeito.
Ferramenta correta
As bicicletas modernas precisam de um conjunto bem reduzido de ferramentas - pelo menos no que diz respeito aos ajustes e regulagens, dentro da capacidade da maioria.
A ferramenta tem que atender as seguintes normas:
deve encaixar perfeitamente no parafuso ou porca
não pode haver folga no encaixe, e isto vale também e principalmente para chaves de fenda e chaves Phillips
certifique-se de que a ferramenta abraçou ou entrou completamente no parafuso ou porca
o parafuso deve estar perfeitamente alinhado com a chave
a porca deve estar alinhada, ou a 90° com a chave
as chaves alen devem penetrar completamente no parafuso
Força correta ao apertar
Outro problema para o pretenso mecânico é a síndrome do parafuso solto ou espanado.
Como saber a força que se deve aplicar?
a força de aperto provavelmente é menor que a princípio um leigo imagina
evite pegar na ponta da ferramenta onde a alavanca de força aplicada sempre será maior
aperte aos poucos e teste até chegar ao aperto que prenda, mas não espane
Força ao soltar um parafuso ou porca
Caso o parafuso esteja muito preso você tem duas opções: ou lubrifica com óleo apropriado, e deixa um tempo para completa lubrificação, ou dá algumas "suaves" batidas sobre a chave, parafuso ou porca. Mas preste atenção: aconselhamos "suaves" batidas.
Ajuste de porca e contra-porca
Todo e qualquer sistema de ajuste de rolamento que utilize porca e contra-porca segue o mesmo procedimento de ajuste. É fácil, mas é preciso um pouco de paciência, porque não raro é necessário repetir o procedimento algumas vezes, até que o ajuste preciso e definitivo seja alcançado.
É importante notar que, normalmente, entre a porca e a contra-porca há uma arruela de pressão ou dentada. Se houver necessidade de desmontar o sistema, não se esqueça de recolocar a arruela (ou arruelas), tomando cuidado com sua posição correta de trabalho, caso haja uma. Evite que durante o aperto das porcas a ferramenta usada encoste na arruela.
Qualquer rosca - eixo, parafuso, porca ou mesmo arruela - deve trabalhar engraxada. Levemente engraxado. Empastelado ou lambuzado nunca.
Qualidade da rosca e seu ajuste
Há uma diferença muito grande entre fazer ajustes em um sistema de rolamento de qualidade e outro comum. No sistema de qualidade, a usinagem das roscas é precisa, não há folgas, e basta dar o ajuste (até com os dedos), para então dar o aperto único final com a contra-porca, sem grandes segredos ou problema.
Mas a maioria apresenta folga entre roscas. Por isso só ganham estabilidade quando a contra-porca é apertada e o sistema está preso. Para alcançar o ajuste correto, talvez seja necessário repetir o ajuste algumas vezes.
Outro problema com sistemas de ajuste com porca e contra-porca de baixa precisão é que boa parte não é perfeitamente centrado. É comum que quando girados prendam um pouco em um ponto e em outro apresentem certa folga. O ajuste deve ser dado buscando um meio termo entre o ponto preso e o ponto de folga. Não há outra forma. Aliás há: evitar comprar coisas ruins. O barato sai caro!
Realizando um ajuste em um sistema de porca e contra-porca
Sempre com a ferramenta exata para o serviço
1. encaixe a chave na porca mais próxima do rolamento e aperte até começar sentir que os rolamentos foram tocados;
2. sem tirar esta primeira chave do lugar, coloque a segunda chave na contra-porca e aperte até que ela prenda a (1ª) porca. Dê um leve aperto; mas não dê ainda o aperto definitivo;
3. retire as duas chaves e gire o sistema para ver como está o ajuste;
4. faça qualquer ajuste - apertar ou soltar o sistema - soltando a contra-porca e dando ¼ de volta na porca. Repita a operação até chegar ao ajuste ideal, sempre girando não mais que ¼ de volta a chave. A paciência será necessária, mas amiga;
5. uma boa forma para simplificar o ajuste é fazer uma marca de alinhamento, tanto na porca como na contra-porca, e guiar o ajuste fino por esta marca;
6. só quando chegar ao ajuste correto é que se deve dar o aperto final, girando as duas chaves uma de encontro a outra;
7. em sistemas que usam eixo com rebaixo especial para arruela dentada é bom que o último ajuste seja o de girar a porca no sentido anti-horário, para aumentar a pressão sobre a contra-porca;
8. É recomendável que depois deste último ajuste seja feito um último teste para ver se o ajuste ficou realmente bom. Gire o sistema com a mão e dê uma chacoalhada para sentir como ficou.
Um grande abraço .... Equipe Ped´Vela
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